26 de abril de 2010

Ninguém conhecia o 'trabalho' de Dilma?


Troca de correspondência com pedido de maiores informações sobre a torturada Dilma Rousseff, em que recebi as duas únicas respostas abaixo:


Pergunta enviada por e.mail a alguns grupos e movimentos referente à tortura no Brasil:
Estou fazendo um apanhado de dados sobre a história da ditadura militar e a tortura imperdoável a muitos brasileiros. Estranhei, porém, não encontrar, neste site, referência alguma a Dilma Rousseff que, estranhamnte, não foi sequer citada no "Tortura Nunca Mais." Vocês poderiam me informar onde posso obter mais detalhes sobre a tão importante participação que ela teve naquele terrível período da vida brasileira? Recebam minha admiração e abraços, Jurema Cappelletti

Respostas recebidas
I -  De Contato - "Alexandre Barbosa" (alexandre@latinoamericano.jor.br)

Olá Jurema, muito obrigado pelo contato e pela leitura do site. De fato, há vários brasileiros que sofreram e não estão nos arquivos. No caso do site Latinoamericano conto com a colaboração de colegas para aumentar os dados, pois sou sozinho na pequisa e atualização. Existe um livro do L. Maklouf chamado Mulheres que foram à Luta Armada  De cabeça, não me lembro de citações sobre a ministra Dilma, mas nas referências bibliográficas dele, talvez você encontre algo a mais. Outro caminho é procurar contato com o GTNM do RS. Tenho muito interesse em publicar seu material no site se autorizar a divulgação. Permaneça em contato, por favor. Obrigado Ousar lutar, ousar vencer!

NOTA:  Havia esquecido o livro a sugerido. Vou procurar ler ainda esta semana. 
*
2 - Resposta do grupo GTNM: gtnm gtnm@alternex.com.br - Assunto: Dados sobre a tortura no Brasil -  Dados sobre a tortura no Brasil - 19 de Novembro de 2008 14:24
A mensagem contém anexos - Campanha de Solidariedade ao Grupo Tortura Nunca Mais2.pdf (13 KB) Prezada Jurema: O GTNM/RJ somente tem pastas referentes aos mortos e desaparecidos políticos e aos ex-presos que prestaram depoimentos a nós ou em Auditorias militares à época. Vou verificar se há algum depoimento da Dilma Rousseff. Se tiver, envio-o por correio. Para tanto, precisamos do seu endereço postal. Encaminhamos em anexo nossa Campanha Parcerias-Solidárias.
abraços, Cecília Coimbra .

Depois desta resposta, recebi do GTNM-Grupo Tortura Nunca Mais apenas um convite para a exposição de fotos, objetos e cartas que será feita nos dias 11 e 12 de dezembro, no auditório da UNIRIO na Praia Vermelha. Dilma-MENTIRA NUNCA MAIS-Rousseff continua ignorada. Outras informações, pelo jeito, vou aguardar eternamente, talvez por não se sentirem à vontade em responder.

As coisas mudaram.  Hoje,  Dilma é candidata â presidência da República.  Portanto, talvez ela agora apareça onde não apareceria jamais.
 

3 comentários:

Enio disse...

As vezes é um tanto paradoxo as situações aqui comentadas e discutidas. Dilma Russef foi uma guerrilheira que lutou contra um regime de torturas, lutou a favor da Redemocratização do país, claro, existiam outras pessoas engajadas pelos objetivos ora expostos. E uma das consequências disto hoje, é termos liberdade para debatermos assuntos tão polêmicos, onde, antes jamais poderiam ser discutidos por tal meio. Fica as perguntas: será que a coragem destas pessoas foi em vão? Será que estas pessoas merecem ser chamadas de terroristas? Será que a ditadura militar foi um movimento pela paz?
Alguém saberia dizer qual o números de mortes efetuadas pelo regime daquela época?

Anônimo disse...

Acho louvável pessoas que estão dispostas a se sacrificarem em favor de outras, como foi o caso da redemocratização. Nós humanos precisamos de heróis. Só resta agora saber se a Dilma esteve realmente engajada nesses ideais, ou se é só oportunismo.

Jurema Cappelletti disse...

Enio, o que você acha da intenção pouco dissimulada, escancarada de impor a regulação da mídia?

Quando as tendências estão visivelmente voltadas para os dois lados se tornam indiscutíveis.